O Reino Unido passou a exigir Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) nesta quarta-feira (8) de todos os viajantes, incluindo brasileiros e aqueles em voos de conexão. A regra se aplica a todas as nacionalidades, mas cidadãos da União Europeia só precisarão realizar a inscrição a partir de abril.
O documento deve ser solicitado com antecedência, e a recomendação é que seja feito até três dias úteis antes da viagem. Depois de aprovada, a ETA é válida por dois anos, mas é importante deixar claro que ela não garante a entrada no Reino Unido: ainda é preciso que o visitante passe pelo serviço de imigração da fronteira.
De acordo com o portal UK-ETA, a autorização deve simplificar as viagens à nação para visitar familiares e amigos de cerca de 220 mil brasileiros residentes no local, e ainda deve beneficiar cerca de 267 mil brasileiros que visitam o Reino Unido anualmente a lazer, negócios ou estudos.
Por que o ETA será necessário para os cidadãos brasileiros?
A Autorização tem como objetivo melhorar a segurança da fronteira do local, permitindo que o governo tenha mais controle e supervisão sobre as pessoas que entram no país. O sistema visa ainda evitar a imigração ilegal, inibir o crime organizado e identificar possíveis ameaças à segurança nacional antes mesmo de chegarem ao solo britânico.
O ETA também foi projetado para melhorar o controle de fronteiras e agilizar o processo de imigração para viajantes pré-verificados e de baixo risco.