A Iberostar Hotels & Resorts publicou seu “Resumo do Ano de 2023”, detalhando os mais recentes progressos em sustentabilidade, alcançados por meio do programa Wave of Change. O grupo hoteleiro relata em cinco pilares-chave, incluindo economia circular, alimentos azuis (organismos aquáticos comestíveis), soluções baseadas na natureza, ação climática e gestão de destinos.
A Iberostar está avançando em direção à neutralidade de carbono até 2030, uma meta que visa alcançar 20 anos antes do objetivo global estabelecido pela indústria. Em 2023, em comparação com 2019, conseguiu reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 12% globalmente: 6% na região AME e 32% na EMEA.
Da mesma forma, a cadeia de hotéis também reduziu seu consumo de energia (kWh) em 6,5% em comparação com 2019, um percentual particularmente positivo na região EMEA, onde chega a 6,64%. Hotéis em Montenegro (12,72%), Marrocos (10,97%) e Ilhas Canárias (Espanha) (8,18%) alcançaram algumas das maiores reduções por meio da implementação das melhores práticas em hotéis.
Em 2023, a cadeia hoteleira trabalhou para reduzir o percentual total de resíduos em seus hotéis, resíduos enviados para aterros sanitários e resíduos derivados de alimentos. Especificamente, a empresa trabalhou para reduzir os resíduos enviados para aterros sanitários em 56% em relação à sua linha de base de 2021.
Os dados no relatório publicado pela Iberostar Hotels & Resorts mostram progresso em direção ao objetivo de garantir que 100% dos peixes e frutos do mar servidos nos hotéis Iberostar sejam de fontes responsáveis, tendo alcançado 83%, cinco pontos percentuais acima dos dados do ano passado.
No ano passado, a rede incorporou dois novos viveiros de coral na República Dominicana. Como resultado, a empresa agora possui oito viveiros – quatro no país, três no México e um na Jamaica: para continuar estudando o comportamento e a adaptação dessas espécies às mudanças climáticas, a fim de estabelecer um banco genético de espécies de corais.
Simultaneamente, desde o reinício do programa de restauração de manguezais da Iberostar em 2021, a empresa plantou mais de 16 mil manguezais de diferentes variedades na República Dominicana. Além disso, a cadeia continuou a implementar iniciativas locais e colaborações para promover a restauração de dunas no México.
“Nosso compromisso com o Turismo responsável conduz nosso negócio em uma jornada transformadora. A implementação bem-sucedida de nossa visão requer uma abordagem de 360 graus, incorporando sustentabilidade em cada processo, alinhando-se com a natureza e mitigando riscos. Colaborações como estas podem auxiliar no desenvolvimento de soluções proativas, parcerias com governos locais podem abordar grandes desafios de infraestrutura e envolver comunidades locais pode promover ainda mais o Turismo holístico. Por meio da colaboração coletiva, nosso objetivo é inspirar mudanças positivas, para que possamos criar um futuro onde as pessoas e o meio ambiente prosperem”, diz a vice-presidente e diretora de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, Gloria Fluxà.
Fonte: Panrotas